...

...

Mambas prontos para fazer história no CAN 2025

Publicada em: 24/12/2025 07:18 -

A selecção nacional de futebol, os Mambas, defronta, na noite desta quarta-feira, a sua similar da Costa do Marfim, no jogo inaugural do grupo F do Campeonato Africano das Nações, CAN, que decorre em Marrocos. Os Mambas estão prontos para a festa do futebol africano e apostam em fazer história na sua sexta participação na competição.

Dia D para o combinado nacional de futebol! Os Mambas estreiam-se nesta quarta-feira no CAN de Marrocos diante da poderosa e candidata ao título africano, para além de ser detentora do troféu, a Costa do Marfim.

Moçambique entra como outsider no grupo, já que Costa do Marfim e Camarões, devido à sua posição no ranking da FIFA, para além de serem potências africanas e mundiais, serem candidatas a passar à fase seguinte, sem contar com o Gabão, que segue logo atrás das selecções poderosas.

Por isso mesmo, a ambição dos Mambas é maior nesta prova, depois do brilharete feito na última edição, em que fizeram vida negra a duas grandes potências, nomeadamente Egipto e Gana, com as quais empatou a duas bolas, e com os ganeses a serem eliminados por Moçambique.

O facto de Moçambique não ter somado nenhuma vitória na fase final do CAN em todas as cinco presenças e nem ter conseguido passar da fase de grupos é outro factor emotivo do lado dos jogadores, que querem mudar a história e começar a fazer diferente.

Chiquinho Conde está ciente de que o grupo é forte, mas diz que esta geração de jogadores dos Mambas é experiente e tem tudo para fazer uma campanha excelente. E mais: o facto de iniciar a competição defrontando a campeã africana em título é um factor motivador para qualquer jogador, mesmo reconhecendo que o primeiro jogo é sempre o mais importante e que define o que pode ser o resto da prova.

Aliás, Chiquinho Conde não quer “estender o tapete vermelho para a selecção campeã africana desfilar a sua classe” e promete muita luta, dificuldades ao adversário e, acima de tudo, “estamos consciencializados de que esta é uma prova única em África, e queremos aproveitá-la ao máximo para desfrutar e lutar, competir”.

Dominguez falou em nome dos jogadores e diz que, apesar de ser um adversário poderoso, logo na primeira jornada, “não vamos nos intimidar por causa disso”, garantido que a selecção vai tentar fazer o seu jogo, “respeitarmos a equipa campeã, cometer poucos erros e aproveitar as oportunidades”.

O capitão dos Mambas espera um jogo aberto e com possibilidades iguais de vencer, assegurando que o facto de defrontar a campeã africana aumenta a motivação, destacando que futebol é dentro das quatro linhas e “vamos ver o que vai acontecer”.

 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...